Atualmente vivemos a era da informação, nunca tivemos antes na história tanto acesso a informação como agora. Temos acesso a informações de todo tipo: notícias boas ou ruins. O que a priori podemos pensar que a abundância de informações seja algo positivo pode ser um baita veneno para nossa mente.

 

   Apesar desse cenário caótico que é o mundo digital e digitalizado de hoje, podemos desenvolver e praticar soluções úteis e eficientes para melhorar nossas capacidades mentais de forma significativa. 

   À medida que iremos ler esse post, vamos entender o quanto desintoxicar a mente e aumentar a criatividade é mais fácil do que imaginamos e pequenas atitudes farão um diferencial gigante na nossa saúde e bem estar mental. 

O impacto da sobrecarga de informação na mente

    
    Embora possa parecer teoricamente e instintivamente  que onde há mais informação há mais capacidade criativa, na realidade e na prática isso não existe. O acúmulo de informações inúteis e desnecessárias pode causar o total oposto disso. Estamos expostos a todo tipo de informação e a maior parte dessas informações são inúteis. Diante disso, é necessário desintoxicar nossa mente às vezes para que os pensamentos possam fluir com mais naturalidade, resultando em novas ideias criativas.

    Além de termos a consciência que desintoxicar a mente é necessário para aumentar o potencial criativo da mente, fazer essa limpeza pode inclusive desestressar e melhorar os efeitos da sensação de sobrecarga e estresse.

  Uma vez que estamos 24 horas conectados em aparelhos eletrônicos somos bombardeados por notícias de todos os tipos, modelos, gêneros e assuntos. Isso gera em nosso cérebro um fluxo artificial de dopamina e prazer imediato, o que pode ter consequências sérias no nosso ânimo, estado de humor e motivação para outras coisas. O hábito de busca por essas sensações é o terreno fértil perfeito para algumas complicações mentais e de humor.  

 

   É fundamental separarmos um momento da nossa vida para a prática do minimalismo digital e tentar se afastar mais das redes, em nome do nosso bem estar. O acúmulo de informações e essa necessidade de estar sempre antenado em todo tipo de assunto do momento não fará bem para o seu desempenho criativo e emocional. 

 

Desconexão Digital: Reduza o Tempo nas Telas

 

      Reservar um momento, dias ou semanas para manter-se offline das telas, sem  acesso a redes sociais pode ter uma melhora considerável na sua capacidade criativa e estado de humor. Inicialmente pode ser difícil essa etapa de desintoxicação da mente, mas depois é notório e perceptível o quanto é possível melhorar nossas capacidades gerais de lidar com a vida em todos os sentidos. Vc passa a notar inclusive o tempo passar de forma diferente:  Você está mais produtivo e mais motivado! 

 

      Não estou dizendo que é totalmente ruim o uso da tecnologia no nosso dia a dia, mas para tudo tem seu tempo de começar e tempo de parar. Para tudo tem seu lado positivo e seu lado negativo. Procure explorar mais o lado positivo dos aparelhos móveis, de forma moderada e consciente. 

 

      A priori, se não for possível você utilizar seu aparelho celular apenas de modo produtivo, pois ele acaba te levando a visitar suas redes sociais e ver informações e coisas inúteis, coisas que não agregam em nada a sua vida. Existe também a opção de deixar ele de lado e pegar um livro desfrutando de uma boa leitura, fazer uma caminhada em contato com a natureza, praticar uma atividade física… Todas essas atividades além das atividades supérfluas do mundo digital são capazes de esvaziar sua mente de forma positiva, te capacitando para o fluxo melhor de ideias novas. 

 

Caminhadas e Exercícios Físicos para Clareza Mental

Aprenda a desintoxicar sua mente da sobrecarga digital, melhorar sua criatividade e bem-estar com práticas simples como o ócio criativo e caminhadas

    Você sabia que na Grécia antiga existia uma classe de filósofos chamados “ Peripatéticos” e que a forma que eles utilizavam para ensinar a filosofia e a reflexão era através de caminhadas? O método peripatético para ‘dar a luz ao conhecimento’, segundo Sócrates, foi realizado inclusive por Jesus Cristo: 

 

Mateus (4: 23), “E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todas as enfermidades e males entre o povo”.

 

   Isso quer dizer que não é de agora que a humanidade sabe que a caminhada é uma ótima maneira clarear a mente, as ideias e aflorar nosso melhor potencial intelectual. 

 

    A caminhada e o exercício físico influenciam nossa melhora de raciocínio pois, naturalmente, ao praticar um exercício físico levamos maior quantidade de oxigenação para o cérebro. O cérebro utiliza esse oxigênio para aumentar sua atividade e capacidade de processamento, além de ser um antidepressivo natural que melhora o seu bem estar.

 

      Aprendemos como e de que forma a caminhada, exercícios físicos e a desintoxicação da mente por meio da desintoxicação digital nos trás benefícios para nosso potencial criativo. Mas você sabia que o ócio ( o não fazer nada ) também tem grande importância nesse processo?

 

Criar Espaço para o Ócio Criativo

 

        Domenico De Masi, sociólogo italiano, é amplamente conhecido por desenvolver o conceito de ócio criativo, uma visão inovadora sobre a relação entre trabalho, tempo livre e criatividade. Segundo ele, o ócio não deve ser visto apenas como inatividade ou falta de produtividade, mas como um momento essencial para o desenvolvimento da criatividade e do bem-estar pessoal.


        O ócio criativo é o equilíbrio entre trabalho, aprendizado e lazer. E nesse momento nos permitimos estar mais suscetíveis ao surgimento de ideias inovadoras sem a pressão constante da produtividade. Inclusive, muitas personalidades famosas no meio científico, como o físico Isaac Newton, tiveram umas das suas maiores ideias ( teoria da gravidade ) em um momento de ócio criativo.


       Cientificamente também é confirmado como ócio contribui para uma melhor capacidade e potencial de criação de soluções inovadoras. Estudos feitos em relação ao ócio comprovam que momentos de repouso são necessários para ativar redes neurais importantes na criação de novas ideias. 

   A desconexão total: dormir bem e sua importância para a clareza mental. 

 

   Ter períodos de sono saudáveis respeitando o tempo necessário entre dormir e acordar, nem dormir demais, nem dormir de menos. Os seres humanos precisam, em média, de 6 a 8 horas de sono todos os dias. Dormir é umas das atividades mais prazerosas e relaxantes para a mente. 

 

   Saber ter horários bem definidos para dormir e acordar irá ajudar tanto no seu aprendizado, pois o momento que mais o cérebro aprender é nos momentos de sono, como irá te ajudar também na desintoxicação-clareza mental e aumentar significativamente seu potencial criativo. 

 

Conclusão

 

    Pequenas atividades e compromissos diários podem ser a resposta e solução para expandir os potenciais criativos e de bem estar da sua mente. Realizar as atividades que possibilitam um up mental não são tarefas difíceis, mas é necessário disciplina e compromisso para manter esse bons hábitos. 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *